1 kg de bacalhau gadus morhua em lascas e dessalgado
4 cebolas em rodelas
4 dentes de alho laminados
6 batatas pequenas
2 xícaras de leite integral quente
Maionese a gosto
Azeitonas azapa a gosto
2 colheres de sopa de manteiga
Salsinha picadinha
Azeite de oliva a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
Noz moscada a gosto
Utilizamos o bacalhau gadus morhua "legítimo bacalhau", no entanto o bacalhau do Pacífico também é uma boa opção. É muito importante que o bacalhau esteja dessalgado corretamente para dar prosseguimento ao preparo.
Em uma panela grande, coloque o bacalhau dessalgado e despeje água suficiente para cobri-lo. Em fogo médio, com a panela tampada, espere a água levantar fervura. Desligue o fogo e deixe a panela tampada por 5 minutos.
Retire o bacalhau da água. Em um prato, com muito cuidado, tire as peles e os espinhos do bacalhau, partindo-o em lascas média. Reserve.
Descasque as batatas e pique em cubos médios. Na água do cozimento do bacalhau, cozinhe as batatas até ficarem macias, cerca de 10 - 15 minutos em fogo médio.
Em um recipiente, com a ajuda de um garfo, ou espremedor de batatas, amasse bem todos os pedaços até formar um purê. Tempere com manteiga, noz-moscada, sal e 1/3 xícara de chá de leite quente. Misture bem para incorporar os ingredientes.
Descarte a água do cozimento das batatas. Na mesma panela, em fogo baixo, coloque o azeite e refogue a cebola até começar a murchar. Adicione o alho em lascas, misture bem e continue refogando até dourar.
Despeje 1 xícara de leite quente e fique misturando até o líquido começar a reduzir. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Cuidado para não exagerar no sal, pois, mesmo dessalgado, o bacalhau é salgadinho.
Para montar o bacalhau à Zé do pipo: em uma travessa grande "34 cm de comprimento x 5 cm de altura", faça uma camada com as lascas de bacalhau, outra camada com a cebola refogada, por fim, cubra com o purê.
Com uma ajuda de uma colher, espalhe a maionese por toda a superfície do purê. Decore com azeitonas e leve ao forno preaquecido a 250 °C por 40 minutos, ou até dourar. Após 30 minutos, fique de olho para não queimar
Retire do forno, salpique a salsinha por cima e está prontinho.